6 Técnicas para a Análise de Conteúdo

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Existem Seis Técnicas de Análise de Conteúdo possíveis de aplicar em estudos de diferentes áreas (sociologia, psicologia, educação, recursos humanos, jornalismo, publicidade, etc.).

As seis técnicas de análise de conteúdo distinguem-se com base nos elementos do discurso, a sua forma ou as relações entre estes elementos. São elas:

  • Análise de categorias
  • Análise de avaliação
  • Análise da expressão
  • Análise da enunciação
  • Análise proposional do discurso
  • Análise estrutural ou análise das relações

Análise de categorias

É mais antiga e a mais corrente. Consiste fazer um levantamento das categorias mais frequentes, agrupando certas caraterísticas em categorias significativas. Este tipo de análise baseia-se na hipótese de que uma caraterística é tanto mais frequentemente citada, quanto mais importante é para o locutor. Neste caso, o procedimento utilizado é sobretudo quantitativo.

Análise estrutural ou análise das relações

Integram a denominada análise semiótica do discurso, enquanto o estudo dos signos. Integrada na análise estrutural, temos a análise semiótica dos signos que permite a análise de documentos com o propósito de identificar o significado profundo dos fenómenos estudados.

Análise semiótica

Estuda o processo de construção de significados para saber como os signos são desenhados para exercerem o efeito sobre os destinatários da mensagem. Outras abordagens qualitativas são inductive analysis, a grounded theory, a análise normativa e a análise de conteúdo etnográfica (uma abordagem de documentos que enfatiza o papel do investigador na construção do significado).

Análise estrutural

Tem como objetivo revelar os princípios que organizam os elementos do discurso, independentemente do próprio conteúdo destes elementos. Assim, o fim último deste tipo de análise consiste em descobrir uma ordem oculta sobre o funcionamento do discurso e elaborar um modelo operatório abstrato para estruturar o discurso e torná-lo inteligível.

Análise de conteúdo

É uma técnica de investigação que permite a descrição sistemática, objectiva e quantitativa do conteúdo das comunicações. Pode ser aplicada a variados campos, como a imprensa, discursos políticos, diários, estudos bíblicos, respostas a perguntas abertas, etc.

Para saber mais sobre esta técnica pode ler a nossa página sobre o tema: Aqui.

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