A investigação qualitativa não incide sobre um universo tão vasto como na abordagem quantitativa, mas pretende obter o máximo de informação subjetiva (valores, crenças, testemunhos, opiniões, expetativas, etc.) sobre um processo, ou facto social, de forma a permitir uma visão e um conhecimento do mundo específicos.

Desenvolvemos análise de dados qualitativos com o software NVivo, aplicada a entrevistas, focus grupo ou questões abertas de questionários. O NVivo permite pesquisar, codificar e estruturar a informação empírica em categorias ou unidades de significação, de forma rápida e orientada para os objetivos da investigação.

Outro software que podemos usar na análise de dados qualitativos é o MAXQDA, que tem uma estrutura e funcionalidades semelhantes às do NVivo. Por isso, o MAXQDA é também uma opção viável e útil em investigação qualitativa.

Tanto o NVivo como o MAXQDA são uma mais valia no tratamento de dados qualitativos porque permitem analisar um grande volume de informação, permitem importar e integrar fontes de diferentes formatos (texto e imagem) e criar unidades de significação estruturadas (nós e sub-nós). Ambos os softwares podem ser utilizados para desenvolver análise de conteúdo, análise temática ou análise categórica.

O tratamento e a análise de dados qualitativos aplicam-se a dados recolhidos através inquéritos por entrevistas, focus grupo, documentários, notícias, literatura, vídeos e imagens, entre outros suportes. Também é possível fazer a análise de conteúdo de questões abertas observadas através de inquéritos por questionário.

A análise de dados qualitativos com o NViovo pode ser aplicada em várias  áreas ou disciplinas das Ciências Sociais e Humanas (Psicologia, Sociologia, Serviço Social, Educação, Comunicação e Gestão, por exemplo) assim como na área da Saúde (Enfermagem, Saúde Pública e Cuidados de Saúde).

Prestamos apoio desde a pré-análise e tratamento dos dados até à apresentação dos resultados (Relatório de Resultados) no âmbito de uma investigação qualitativa ou mista.

Procedimentos e Técnicas de Análise:

  • Pesquisa de Palavras
  • Criação de Unidades de Sentido
  • Criação de Nós e Categorias
  • Pesquisa Avançada (Nós e Casos)
  • Matriz e Estrutura de Conceitos
  • Análise de Conteúdo
  • Análise Temática
  • Análise Categórica
  • Árvores de Decisão
  • Triangulação de Dados

Análise de conteúdo com o Nvivo permite obter categorias de análise, nós ou unidades de sentido, matriz de categorias, estrutura de conceitos ou mapa concetual.

analise de conteudo Nvivo

A análise de conteúdo com o Nvivo tem a vantagem de permitir integrar procedimentos qualitativos (matriz e categorias de análise) com procedimentos quantitativos (contagem, frequências, cobertura).

Conheça as Três Fases da análise de conteúdo:

analise-estatistica.pt-análise-de-conteúdo

1. Pré-análise

Na pré-análise é feita a seleção do corpus, ao mesmo tempo que se procuram definir um programa de análise flexível, embora já com alguma precisão.

2. Exploração do material

Na fase de exploração do material  são definidas as categorias de análise, as operações de codificação, decomposição e enumeração do corpus.

3. Tratamento dos dados

O tratamento dos dados permite fazer a interpretação através de operações estatísticas simples (percentagens) ou mais complexas (análise fatorial) para estabelecer quadros de resultados, diagramas, figuras e modelos que sistematizam e põem em relevo as conclusões da análise. Estes resultados podem ainda ser submetidos a provas estatísticas e a testes de validação.

Objetivos da Análise Qualitativa:

  • Estudos de caso;
  • Compreensão de fenómenos;
  • Estudo de acontecimentos e crenças.

O tratamento e a análise de dados qualitativos procura encontrar ligações entre categorias e conceitos de maneira a construir pressupostos teóricos suficientemente válidos que permitam fazer uma generalização.