Tratamento e Análise de Dados Qualitativos com Nvivo

Apoio no aplicação dos procedimentos de tratamento e análise de dados qualitativos com o software Nvivo 11 para Análise de Conteúdo e outras técnicas de análise de dados qualitativos (entrevistas, documentários, imagens e focus grupo). Apoio desde a pré-análise e tratamento dos dados até à apresentação dos resultados, no âmbito de uma investigação qualitativa ou mista aplicada às Ciências Sociais e Humanas  (psicologia, ciências da comunicação, educação e sociologia, entre outras).

E ainda:

Apoio Presencial em Análise de Dados

Curso Completo de NVivo 11 – 6 horas

DATA: Dia 14/09/2018 (Sábado) das 10h00 às 17h00 (em Braga)

PREÇO: 74€ (IVA incluído)

+INFO: AQUI

O Nvivo 11 permite o tratamento e análise de dados qualitativos recolhidos sobre a forma de entrevistas, documentários, imagens, testemunhos e documentos, entre outros formatos.

Análise de conteúdo com o Nvivo permite obter categorias de análise, nós ou unidades de sentido, matriz de categorias, estrutura de conceitos ou mapa concetual.

analise de conteudo Nvivo

A análise de conteúdo com o Nvivo tem a vantagem de permitir integrar procedimentos qualitativos (matriz e categorias de análise) com procedimentos quantitativos (contagem, frequências, cobertura).

Conheça as Três Fases da análise de conteúdo

analise-estatistica.pt-análise-de-conteúdo

1. Pré-análise

Na pré-análise é feita a seleção do corpus, ao mesmo tempo que se procuram definir um programa de análise flexível, embora já com alguma precisão.

2. Exploração do material

Na fase de exploração do material  são definidas as categorias de análise, as operações de codificação, decomposição e enumeração do corpus.

3. Tratamento dos dados

O tratamento dos dados permite fazer a interpretação através de operações estatísticas simples (percentagens) ou mais complexas (análise fatorial) para estabelecer quadros de resultados, diagramas, figuras e modelos que sistematizam e põem em relevo as conclusões da análise. Estes resultados podem ainda ser submetidos a provas estatísticas e a testes de validação.