Os Estudos de Previsão e de Extrapolação de Tendências podem ser desenvolvidos segundo três métodos, ou abordagens.

Métodos Qualitativos de Previsão

Os Métodos Qualitativos (ou subjetivos) baseiam-se nas opiniões de peritos para formular previsões sobre um fenómeno específico:

  • Opinião dos Peritos
  • Métodos Analíticos de Previsões das Vendas
  • Consolidação das Opiniões dos Vendedores
  • Inquéritos sobre as Intenções de Compra

Estes métodos distinguem-se  pela qualidade das pessoas consultadas e pelo caráter formalizado e sistemático do procedimento que estas pessoas são convidadas a seguir.

Métodos Estatísticos de Extrapolação de Tendências

Os Métodos Estatísticos de Extrapolação de Tendências têm por objetivo extrapolar as tendências observadas no passado para o futuro, pelo que requerem dados precisos e fiáveis sobre o passado. As técnicas estatísticas utilizadas podem ser agrupadas em três categorias:

  • Métodos de Ajustamento ou de Análise de Séries Temporais
  • Métodos de Decomposição de Tendências
  • Modelos de Extrapolação dos Comportamentos Individuais

Modelos Explicativos

Os Modelos Explicativos são utilizados para estudar a relação entre o fenómeno que se tenta prever (como por exemplo as vendas de um produto ou a quota de mercado detida por uma marca) e certas variáveis independentes (que se pensa terem uma forte influência sobre este fenómeno e, por isso, são capazes de o explicar).

Existem três grupos de modelos explicativos:

  • Modelos de Regressão:
    • Regressão Linear Simples;
    • Regressão Linear Múltipla;
    • Regressão Logística.
  • Modelos Econométricos
  • Modelos Micro-analíticos

Tipos de Variáveis dos Modelos Explicativos

As variáveis explicativas (utilizadas nos Modelos Explicativos) podem ser de dois tipos:

  • Variáveis Exógenas
  • Variáveis Endógenas

As Variáveis Exógenas são variáveis independentes da vontade da Empresa, como:

  • a dimensão e a estrutura da população,
  • o rendimento dos lares,
  • a evolução espontânea das necessidades,
  • hábitos dos consumidores.

As Variáveis Explicativas, ou variáveis dependentes, dependem da vontade da empresa e, por isso, são designadas por variáveis endógenas (ou variáveis de ação), como:

  • os preços dos produtos,
  • o montante do orçamento publicitário,
  • o número de vendedores,
  • os pontos de venda.