Os Estudos de Previsão e de Extrapolação de Tendências podem ser desenvolvidos segundo três métodos, ou abordagens.
Métodos Qualitativos de Previsão
Os Métodos Qualitativos (ou subjetivos) baseiam-se nas opiniões de peritos para formular previsões sobre um fenómeno específico:
- Opinião dos Peritos
- Métodos Analíticos de Previsões das Vendas
- Consolidação das Opiniões dos Vendedores
- Inquéritos sobre as Intenções de Compra
Estes métodos distinguem-se pela qualidade das pessoas consultadas e pelo caráter formalizado e sistemático do procedimento que estas pessoas são convidadas a seguir.
Métodos Estatísticos de Extrapolação de Tendências
Os Métodos Estatísticos de Extrapolação de Tendências têm por objetivo extrapolar as tendências observadas no passado para o futuro, pelo que requerem dados precisos e fiáveis sobre o passado. As técnicas estatísticas utilizadas podem ser agrupadas em três categorias:
- Métodos de Ajustamento ou de Análise de Séries Temporais
- Métodos de Decomposição de Tendências
- Modelos de Extrapolação dos Comportamentos Individuais
Modelos Explicativos
Os Modelos Explicativos são utilizados para estudar a relação entre o fenómeno que se tenta prever (como por exemplo as vendas de um produto ou a quota de mercado detida por uma marca) e certas variáveis independentes (que se pensa terem uma forte influência sobre este fenómeno e, por isso, são capazes de o explicar).
Existem três grupos de modelos explicativos:
- Modelos de Regressão:
- Regressão Linear Simples;
- Regressão Linear Múltipla;
- Regressão Logística.
- Modelos Econométricos
- Modelos Micro-analíticos
Tipos de Variáveis dos Modelos Explicativos
As variáveis explicativas (utilizadas nos Modelos Explicativos) podem ser de dois tipos:
- Variáveis Exógenas
- Variáveis Endógenas
As Variáveis Exógenas são variáveis independentes da vontade da Empresa, como:
- a dimensão e a estrutura da população,
- o rendimento dos lares,
- a evolução espontânea das necessidades,
- hábitos dos consumidores.
As Variáveis Explicativas, ou variáveis dependentes, dependem da vontade da empresa e, por isso, são designadas por variáveis endógenas (ou variáveis de ação), como:
- os preços dos produtos,
- o montante do orçamento publicitário,
- o número de vendedores,
- os pontos de venda.